Mensagens Pr. Wallace Ribeiro

O que é um vale: Um lugar sombrio, profundo.

Lugar de experiências dolorosas.

Alguns vales da vida:

1- Vale de Sidim: Vale da grande perda (Gn 14:1-3; 10-16)

Vale onde houve a guerra de 4 reis contra 5. Nesse vale eles travaram batalha e os 4 reis venceram e levaram. Os 4 reis venceram e levaram cativos a Ló sobrinho de Abraão que morava em Sodoma. A noticia ruim chegou a Abraão que logo percebera que se tratava de uma grande perda.

Mas, para quem é valente do Senhor, se levantará na unção da conquista e pelejará contra os inimigos e trará tudo o que perdeu de volta.

Quando Abraão soube dessa notícia, ele se armou e levou consigo 318 homens valentes e venceram os reis e trouxe de volta seu sobrinho Ló e seus pertences, assim como as mulheres e os homens.

2- Vale de Gerar O Vale das Afrontas (Gn 26: 1-2)

Isac pensou em se refugiar no Egito, mas Deus lhe disse que não fosse para o Egito.

Nas horas de dificuldades em quem você se refugia?

Como é difícil depender de Deus nessas horas.

Nessa situação difícil, Deus faz promessas a Isac ( v.3-5).

E ele ficou em no vale de Gerar. (v6)

Gn 26:12 Isac começou a trabalhar. Foi à luta. Não ficou acomodado esperando que os outros trouxessem um pedaço de pão e sabe o que aconteceu:

Deus colocou no caminho de Isac os degraus da prosperidade. (v.13-14)

Mas naquele vale começou a surgir inimigos invejosos, que tentaram de tudo para impedir o progresso de Isac. (v. 15-21). Esses inimigos entulharam os poços que Isac abrira para impedirem seu progresso.

Com você aconteceu o mesmo. Quando você começou a crescer, quando as coisas começaram a dar certo em sua vida; os inimigos se levantaram para tentar lhe impedir. Se levantou família, amigos invejosos…Começaram a colocar defeitos no seu trabalho, se levantou patrão, chefe, encarregado… Fizeram de tudo para que ele perdesse as bênçãos.

Quantos aqui já desistiram por causa das afrontas dos inimigos? Quantos aqui se frustraram porque colocaram impedimentos? Porque entulharam seus sonhos?

Irmão Se o inimigo fechou uma porta em sua vida, saiba que o céu está aberto ao seu favor!

Olhe para o céu agora! Deus está dizendo recomece novamente! Estou contigo! Você é capaz! Você vai vencer!

Isac não desanimou, perseverou, cavou outros poços e quanto mais os inimigos entulhavam ele abria mais poços até chegar ao ápice da vitória: A estabilidade em todas as áreas. Ele chegou ao Reobote, (v.22) que quer dizer, “espaços largos”.

Deus tem espaços largos na sua vida profissional, material, financeira. Casa nova, Família restaurada, tudo novo, vida nova!

Deus vai tirar você do estreito desse vale de precariedade financeira; Tome posse da promessa de Isaías 54:2-2

3- O Vale de Baca (Sl 84:4-6)

“Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvar-te-ão continuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques”.

O Vale de Baca era também conhecido como “vale das lágrimas” – o trecho mais difícil da estrada… o vale de lamentar! O vale tinha o nome de “Baca”, porque essa palavra hebraica significa justamente isto: lágrima, choro. Algumas versões trazem o seguinte: “Vale das Lágrimas”.

Se fisicamente você, assim como eu, nunca visitou o Vale de Baca, qual de nós podemos dizer que nunca passamos, emocionalmente, por esse vale: o vale das lágrimas?

A passagem pela vida nos faz chegar a esse vale.

A Palavra de Deus (longe de minimizar esse fato), nos mostra que por vezes (e muitas vezes), no nosso caminhar nem tudo são rosas, nem tudo é “planícies”. Isso quer dizer que na vida de todos nós existem vales profundos, vales secos, áridos; há ermos, há desertos – há um vale de lágrimas.

Quantos tem chorado desesperadamente porque precisam de soluções, precisam de cura, precisam ver sua família restaurada…

Deus quer nos tirar desse vale

MAS O QUE FAZER?

Os salmistas que passaram essa terrível experiência nos dão a fórmula para quem quer atravessar esse vale e sair dele.

1. É PRECISO TER DEUS COMO FONTE DE NOSSA FORÇA

V.5 diz assim: “Como são felizes os que em Ti encontram sua força” ou “que de Ti recebem forças”. Só vence o vale de lágrimas aquele que faz de Deus a sua Fonte, o seu Gerador, a sua Usina de vitalidade. Existem hoje em dia muitos livros de auto-ajuda, do tipo: Como Vencer ou Como Superar Um Mau Hábito (livros que vendem milhões de exemplares). Mas só que estes livros dizem o que fazer, mas não oferecem poder para fazer. Portanto, só vence o vale de Baca quem já entra nele afirmando de onde vem a sua força.

A nossa força não vem do pensamento positivo, não vem do dinheiro, não vem do nosso líder, não vem da família – a nossa força vem do Senhor.

2. É PRECISO VIVER A LIÇÃO DA GRAÇA.

Essa lição está em todo o Salmo 84, mas o v.11 resume tudo numa afirmação dizendo: “Porque o SENHOR Deus é Sol e Escudo; o SENHOR dá Graça e Glória”.

É impressionante a redundância intencional do salmista ao falar da Graça de Deus: “SENHOR dá Graça”. A palavra “Graça” já significa “dar”; “dar graça” então é graça em dobro.

O que significa isto? …Significa que se seu vale de lágrimas (de tristezas…), seja do tamanho que for, da fundura que for, da largueza que for Deus envia a graça no tamanho da sua dor; ela ganha a dimensão do seu sofrimento. Enfrentamos situações para além dos nossos recursos, mas nunca para além dos recursos de Deus.

Esta é a lição da graça: quanto maior a dor, maior a quantidade da Graça enviada por Deus em nossa vida. E no vale de Baca, Deus vem com poder e Graça nos consolar dizendo:


“Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz do choro, e das lágrimas os teus olhos; porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, e eles voltarão da terra do inimigo. E há esperança para o teu futuro, diz o Senhor; pois teus filhos voltarão para os seus termos”( Jer 31:16-17)

Existem muitos vales na bíblia que poderiam ser citados aqui, mas, como nosso tempo é curto, falarei de mais um:

4- Vale de Hebrom: Vale da Traição e da Escravidão

Vai, pois, ver se tudo corre bem a teus irmãos e ao rebanho, e traze-me notícias deles.” Enviou-o do vale de Hebron, e José foi a Siquém. (Gn 37:14)

José obedeceu seu pai e foi a procura de seus irmãos. No verso 18-19, a bíblia diz que seus irmãos planejavam a morte dele, porque o odiavam porque ele era um sonhador. Seus próprios irmãos o estavam traindo. Pessoas da sua própria família estavam planejando mata-lo. Isso é terrível. Mas, infelizmente é o que acontece com muitas pessoas aqui.

Quantos dos seus familiares lutaram para matarem seus sonhos? Quantas pessoas de sua família você ajudou e quando você precisou deles, do apoio deles, de uma ajuda deles eles te traíram virando-lhes as costas?

Quantas pessoas aqui tem familiares que estão na umbanda fazendo trabalhos de feitiçaria para te prejudicar para te matar?

Pessoas de sua família se reuniu contra você por causa de seu relacionamento, de seu casamento. E todos te viraram as costas. Outros Se revoltaram contra sua decisão de ter aceitado a Jesus.

José não foi literalmente assassinado pelos irmãos, mas foi violentado, roubado, preso na cisterna e vendido, para os Ismaelitas que o vendeu como escravo ao Egito.

Seus irmãos criaram um plano de apagar sua memória da sua família ao imergirem sua túnica no sangue de um cabrito e a mandaram levar a seu pai dizendo que ele fora morto por uma fera.

Quantos aqui já foram esquecidos pela sua família? Rejeitados, esquecidos como se estivesse morto?

Mas, quando o inimigo pensa que nos derrotou no vale, Deus tem seu planos infalíveis.

O escravo José, esquecido pelos irmãos, e pela família. Foi conduzido ao Egito para cumprir o plano de Deus.

Deus tem um plano vitorioso nessa situação que você está vivendo!

Para muitos será seu fim! Mas, para Deus é o começo de uma grande prosperidade e vitória

Jeremias 29:11 Jó 42:1

O escravo José se tornou Governador do Egito. E havendo uma grande fome na terra, seus irmãos se prostraram diante dele em busca de ajuda no Egito.

Sua família, que te esqueceu no vale, que te abandonou no vale, verá seu progresso e prosperidade. E você ainda os ajudará, porque em seu coração não há lugar para o ódio, para a mágoa, mas para o amor e o perdão.


10 Responses
  1. marcia Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  2. marcia Says:


    Paz
    Muito lindo esse estudo e de fácil assimilação.
    Deus abençoe grandemente.


  3. muito bom gracas a deus que eu emtendi hoje tou atravessando um vale so deus sabe ate onde vai mas e muito doloroso e uma experiencia onde a alma se ver exposta e so deus pode contempla e ver seu estado misericordia mas vou ficar no salmo 23


  4. Interessante esse estudo que Deus lhe abencoe.


  5. Unknown Says:

    Que Deus te abençoe, escreve também sobre os outrus Vales, eu em particular gostaria de ver o vale da sombra da morte e vale da decisão


  6. Unknown Says:

    MUITO BOM PASTOR CONTINUE COM ESTA OBRA PORQUE É MUITO EDIFICANTE PARA AS NOSSAS VIDAS DEUS CONTINUE A TE ABENÇOAR


  7. Q Deus continue te abençoando amado pastor



  8. Unknown Says:

    BENÇÃO DE DEUS, ESTE ESTUDO É MUITO BOM


  9. Unknown Says:

    excelente muito boa mensagem, edificante aos nossos corações


Postar um comentário